Submissão de Trabalhos
Regras de Submissão
1. Pertinência dos temas
Artigos que se enquadrem nos seguintes tópicos são bem-vindos:
Crescimento, mudanças do padrão produtivo e financeiro internacional e a inserção do Brasil;
Mudança estrutural e produtividade;
Setor Público: desempenho e papel macro e microeconômico no Brasil;
Emprego, salário e distribuição renda: trajetória e interação com o desempenho econômico;
Economia política do conflito distributivo, trajetória da inflação e mudanças nas políticas anti-inflacionárias;
Desenvolvimento sustentável e transformação para economia de baixo carbono.
2. Avaliação
A seleção dos trabalhos a serem apresentados na Semana de Economia Brasileira irá considerar os seguintes critérios:
Adequação do artigo à temática geral do evento;
Relevância e originalidade da proposta;
Diversidade regional, de gênero e institucional dos proponentes.
3. Apresentação
3.1. Os artigos completos devem ser submetidos em word ou editor de texto equivalente, contendo até 25 páginas (incluindo gráficos, imagens, referências bibliográficas e anexos): tamanho do papel em formato A4, fonte Times New Roman, tamanho da fonte 12, espaçamento entre linhas de 1,5 e margem lateral, superior e inferior de 2,5 cm.
3.2. Além disso, os artigos deverão conter folha de rosto com: título do trabalho; nome do(s) autor(es) e filiação institucional; resumo (em português e inglês); de 3 a 5 palavras-chave (em português e inglês); e, Indicação da classificação JEL.
3.3. As citações diretas e indiretas devem estar no formado Chicago (Autor, data, p.), com apresentação das referências completadas de todos os autores e textos citados ao final do trabalho.
3.4. Trabalhos fora das normas de formatação não serão aceitos.
4. Submissões
4.1. Não será cobrada taxa de submissão de artigos para o evento Semana de Economia Brasileira.
4.2. Cada trabalho deverá ser inscrito através do formulário eletrônico, que ficará disponível no site da Semana de Economia Brasileira.
4.3. Cada autor principal poderá submeter apenas 1 (um) trabalho, mas poderá constar como coautor em outros artigos.
4.4. Os trabalhos serão escolhidos por comitê científico formado para seleção dos trabalhos aprovados.
4.5. Cada trabalho deve ser submetido em arquivo único:
4.6. A apresentação do trabalho aprovado será feita na modalidade de comunicação oral, com tempo máximo de 20 minutos por proposta.
4.7. O certificado será enviado apenas aos autores dos trabalhos efetivamente apresentados durante a Semana de Economia Brasileira, sendo emitidos em formato digital (PDF) e enviados aos apresentadores por mensagem de e-mail após o evento.
4.8. Os trabalhos selecionados serão apresentados pelo autor/autora principal, ou, em substituição, por um dos coautores, não sendo autorizada a apresentação por terceiros.
4.9. A lista de trabalhos aprovados será divulgada conforme cronograma disponível no site da Semana de Economia Brasileira, respeitando-se o limite de 12 (doze) trabalhos a serem apresentados no evento.
5. Cronograma
5.1. Submissão de artigos: até 12/09/2025
5.2. Período de avaliação: de 30/08/2025 a 29/10/2025
5.3. Divulgação dos artigos aprovados pelo Comitê de Seleção: 30/10/2025
5.4. Realização do evento: de 01/12/2025 a 05/12/2025
6. Dúvidas
Qualquer dúvida poderá ser esclarecida pelo comitê executivo do Centro Celso Furtado, a partir do e-mail secretaria@centrocelsofurtado.org.br