Dicas culturais

Restaurantes no Centro – próximos ao Palácio da Fazenda

A culinária do Rio de Janeiro é rica em influencias e apresenta pratos típicos como a tradicional feijoada, o filé a Oswaldo Aranha, o picadinho, a sopa Leão Veloso e o chá-mate com biscoito globo, este último geralmente consumido na praia!
Além dos pratos típicos há uma enorme variedade de restaurantes com pratos de influências de outras regiões do Brasil e internacional.
Algumas sugestões perto do local do evento:
Café do Teatro Firjan SESI Centro (bistrô): Av. Graça Aranha, 1 Centro
Xian (Roof Top – Bossa Nova Mall): Avenida Almirante Silvio de Noronha 365
Casa Villarino (tradicional carioca): Av. Calógeras, 6 – B – Centro.
Metamorfose (vegetariano) : Rua Santa Luzia 207, Rio de Janeiro

Passeios

O Rio de Janeiro é uma cidade incrível e você terá muito o que fazer, principalmente nos horários após o evento! Um dos cartões-postais do Brasil, o Rio possui uma rica diversidade cultural e não faltam recantos charmosos para você visitar na cidade e conhecer um pouco mais de sua história.

Para entender melhor a história e cultura do Rio de Janeiro, nada como começar a viagem pelo Centro Histórico – aproveitando que o próprio local do evento, Palácio da Fazenda, é um prédio histórico construído em 1943 para abrigar o Ministério da Fazenda, quando o Rio de Janeiro era a capital do país. O Palácio faz parte do patrimônio da União, ocupa um quarteirão inteiro e possui 14 andares e 102 mil m² de área construída. O prédio foi tombado em 28 de dezembro de 2006 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Cultural (Iphan).

O centro do Rio é a parte mais antiga da cidade, onde tudo começou. Com a chegada da família real portuguesa em 1808, a cidade passou a ser capital da corte, o que resultou numa herança de belíssimos prédios históricos, como por exemplo o Teatro Municipal e a Biblioteca Nacional, dois ícones da arquitetura no centro do Rio.

Fazer um passeio a pé no centro do Rio de Janeiro é uma viagem no tempo: dos prédios históricos à modernidade do museu do Amanhã, passando por praças, bares e casas de show. A região central é repleta de surpresas para todos os estilos de viajantes.

O passeio a pé pode incluir uma visita ao Real Gabinete Português de Leitura que é sem dúvida, uma das bibliotecas mais bonitas do mundo! Com forte inspiração no Mosteiro dos Jerônimos, de Lisboa, possui um interior deslumbrante onde o grande destaque é uma claraboia em tons de azul e vermelho, que iluminam as enormes estantes entalhadas em madeira. Fundado em 1837 por imigrantes portugueses, o prédio possui estilo Manuelino e recebeu cinco sessões solenes da ABL na época sob a presidência de ninguém menos do que o escritor Machado de Assis.

O CCBB é outra atração imperdível para quem busca o que fazer no centro do Rio de Janeiro com chuva, por exemplo. Por ser um ambiente fechado, você não terá problemas em aproveitá-lo. Há exposições permanentes e itinerantes no belíssimo espaço do enorme prédio histórico. Sempre tem uma exposição interessante rolando, além de dois cafés (Lilia Bistrô e Confeitaria Colombo) e livraria. O átrio é lindo, com colunas neoclássicas e uma enorme cúpula em vidro, sendo um ótimo lugar para fazer fotos. Vale conferir a programação oficial no site para ficar por dentro das mostras, exposições e projetos de artes visuais, música, dança e teatro. A entrada é gratuita, mas dependendo da exposição as filas podem ser bem longas, portanto, vale a pena retirar o ingresso online antecipadamente.

Recentemente o centro do Rio de Janeiro ganhou nova revitalização, com obras grandiosas como o Museu do Amanhã, o MAR (Museu de Arte do Rio) e o Boulevard Olímpico para os jogos de 2016. Para quem não quer caminhar, todas as áreas são integradas pelo VLT.

Atualmente, além de muitos espaços culturais e museus, este reduto da boemia carioca possui uma noite agitada e vibrante, com muitas casas de show e música ao vivo, onde o samba e o chorinho se estendem até altas horas da madrugada.

Outro circuito turístico maravilhoso é um dia de praia. As praias do Rio de Janeiro compõem uma extensa e belíssima faixa litorânea que atrai turistas de todo o mundo durante o ano todo. Afinal, o Rio tem praias para todos os gostos, desde as mais agitadas e lotadas até alguns tesouros naturais escondidos em locais mais difíceis de acessar. Aliás, frequentar a praia é quase um estilo de vida, principalmente entre os cariocas. Inclusive, algumas delas já serviram de inspiração para a criação de músicas, poemas e novelas, além de terem se transformado em um verdadeiro cartão postal de reconhecimento internacional.

Praia de Ipanema

A praia de Ipanema está entre as mais famosas do Rio. Com areia fofa, um mar tranquilo e uma excelente infraestrutura para atendimento dos visitantes. O Posto 9 é um dos principais pontos de encontro de amigos, turistas e pessoas que visitam o local pela primeira vez. Quem procura um lugar com uma vista incrível deve visitar a praia do Arpoador. Localizada praticamente dentro de Ipanema, tem o pôr do sol mais disputado da orla da “Cidade Maravilhosa”, mais precisamente na Pedra do Arpoador.
Além disso, é ideal para os apaixonados por esportes e aventuras, atraindo surfistas e mergulhadores em busca de atividades no mar.

Praia de Copacabana

Assim como Ipanema, Copacabana está na lista das praias cariocas conhecidas mundialmente, sendo lugar de encontro para banhistas e pessoas que praticam esporte ao ar livre. A praia de Copacabana ainda carrega traços únicos, como seu famoso calçadão português e o luxuoso Copacabana Palace Hotel.

Clima

O clima em dezembro em Rio de Janeiro é úmido (com 238mm de pluviosidade em 11 dias). A norma sazonal é de 29°C. A temperatura mínima é de 25°C. Por conseguinte, a temperatura média em dezembro em Rio de Janeiro é de 27°C.
Em média, os dias de dezembro duram 13:32. O nascer do Sol é às 05:02 e o pôr do Sol é às 18:34.

Informações úteis
DDD: 21
Voltagem: 110 volts
Aeroporto mais próximo: Santos Dumont (no centro)