Palestrantes

Esther Dweck
Ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos
Professora Associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Economia. Doutora em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Durante o período de doutorado, realizou estudos na Scuola Superiore Sant’Anna, em Pisa, na Itália. Entre 2011 e 2016, atuou no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, onde foi Chefe da Assessoria Econômica e Secretária de Orçamento Federal (SOF). Foi subchefe de análise e acompanhamento de políticas governamentais da Casa Civil. Em 2021, o Conselho Federal de Economia (Cofecon) concedeu a Esther Dweck o prêmio de Mulher Economista do Ano.

Franklin Serrano
Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Economia
Possui graduação em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, mestrado em Economia da Indústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Economics pela University of Cambridge. Atualmente, é Co-editor da revista Bulltetin of Political Economy (BOPE). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Política, atuando principalmente nos seguintes temas: crescimento,restrição externa, demanda efetiva, conflito distributivo e inflação de custos, economia sraffiana.

Carlos Pinkusfeld Bastos
Diretor-Presidente do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento - CICEF
Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Economia. Possui mestrado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e PhD em Economics pela New School for Social Research (NSSR). Foi Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense, de 2003 a 2011; pesquisador ligado ao Levy Institute (NY) e ao IBGE (consultor da PINTEC 2001/2002); e, economista da Associação de Bancos de Investimento (ANBID) entre os anos de 1991 e 1993. Além disso, foi pesquisador-bolsista do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e em projeto da ABDI/CEDEPLAR/UFMG. Concentra suas atividades de ensino e pesquisa/publicações nas áreas de História Econômica, Economia Brasileira, Desenvolvimento Econômico e Finanças Públicas.

Manoel Pires
Professor da Fundação Getúlio Vergas (FGV-EPPG) e Pesquisador da Universidade de Brasília
Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Fluminense, mestrado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Economia pela Universidade de Brasília. Atualmente, é pesquisador associado do FGV-IBRE, onde coordena o Centro de Política Fiscal e Orçamento e organiza o Observatório de Política Fiscal. Foi Secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda e Chefe da Assessoria Econômica do Ministério do Planejamento. Atua em temas relacionados à política econômica e leciona disciplinas na área de política fiscal, macroeconomia e métodos quantitativos.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3456099685103140

Nelson Barbosa
Diretor de Planejamento e Relações Institucionais do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)
Possui graduação e mestrado em economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e PhD em Economics pela New School for Social Research (NSSR). Foi ministro da Fazenda e do Planejamento no governo Dilma Rousseff. Antes disso, exerceu diversos cargos no governo Federal, incluindo Secretário de Acompanhamento Econômico, Secretário de Política Econômica e Secretário Executivo no Ministério da Fazenda. Também presidiu o Conselho de Administração do Banco do Brasil e compôs os Conselhos de Administração da Vale e do BNDES.